domingo, 2 de novembro de 2008

NOME:ROSÂNGELA BRUXEL DORNELLES

PÚBLICO ALVO: 3º ano


NOME DO PROJETO: QUE IMPOSTOS PAGAMOS ?


JUSTIFICATIVA:

A educação fiscal faz-se necessária porque a maioria da população desconhece o funcionamento do sistema de arrecadação e a maneira como o dinheiro retorna em forma de serviços à comunidade.
Os alunos tornam-se mais conscientes quando aprendem que nos produtos e serviços que consomem estão incluídos impostos e que os mesmos devem ser bem aplicados pelos governos, para o bem-estar do povo. Compreendem,também,que têm o direito de cobrar qualidade nos serviços públicos.
Com este projeto, estaremos despertando em nosso aluno o senso crítico e incentivando-o a ser um multiplicador das informações, contribuindo, desta forma, para o pleno exercício da cidadania.

OBJETIVO GERAL:

Promover a conscientização fiscal da comunidade escolar, despertando-a para o exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Þ Informar e analisar a importância social de se pagar tributos.
Þ Incentivar a comunidade escolar a acompanhar a utilização do dinheiro que ela própria contribui, através do esclarecimento sobre os caminhos a que se destinam os tributos.
Þ Esclarecer que os bens e serviços públicos são financiados com recursos públicos, isto é, com os impostos pagos por todos nós, e que, portanto, somos também responsáveis pela sua conservação.
Þ Promover a integração do currículo com as questões econômicas atuais.
Þ Informar e esclarecer sobre a importância da nota/cupom fiscal para que os impostos sejam pagos.
Þ Diferenciar taxas de impostos.


ATIVIDADES PROPOSTAS:

Þ Leitura de textos informativos sobre os serviços públicos mantidos pela prefeitura e a forma como os mesmos são financiados.
Þ Textos informativos diferenciando taxa e imposto.
Þ Conhecer a origem dos tributos na história da humanidade.
Þ Leitura de reportagens de jornais a respeito do assunto.
Þ Trabalho com notas fiscais, identificando os itens que devem integrá-la, diferenciando, assim, nota/cupom fiscal de recibo ou tíquetes de caixa.
Þ Realização de pesquisa junto à comunidade escolar sobre a questão dos impostos, fiscalização do uso dos mesmos e solicitação de nota fiscal nas suas compras.
Þ Entrevista com o prefeito sobre o uso dos impostos.
Þ Criação de histórias em quadrinhos abordando a importância de alguns impostos mais conhecidos: IPTU, ICMS e IPVA.
Þ Acompanhamento do uso das contribuições feitas pelos pais à APEMEM da escola.
Þ Palestra aos pais sobre a questão tributária.
Þ Pesquisar nos mercados do bairro os preços de produtos da cesta básica. Após,verificação do ICMS cobrado nestes produtos.
Þ Abordar a questão da pirataria.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

RAMOS, Adriana. Impostos:A gente paga pra quê?Ed.FTD.
MIRTES, Márcia. Geografia/História:a construção do futuro:eu e meu bairro.Editora do Brasil,1998.
PASSOS, Lucina. Alegria de saber Estudos Sociais:terceira série.Editora Scipíone,1993.
GARCIA, Wanessa. Geografia:A escola é nossa:segunda série.Editora Scipíone,2001.
Revista Nova Escola: edição 187/novembro de 2005. Editora Abril.
www.receita.fazenda.gov.br/leaozinho

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